Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HAC - PR - HOSPITAL ANGELINA CARON - 2019

Ainda sobre o uso racional de antimicrobianos, é correto afirmar: (RICARDO VERONESI . Tratado de Infectologia - 5.Ed– 2015 ).

A

Os antibióticos concentração-dependentes são mais efetivos quanto maior for a dose em relação à CIM (Concentração Inibitória Mínima) para determinado microorganismo.

B

A prescrição inicial deve ser definida pelo resultado dos exames culturais, evitando-se o uso de antibióticos de amplo espectro que possam induzir resistência.

C

A pneumonia comunitária grave com indicação de internação em UTI e ventilação mecânica deve ser tratada com antibióticos de maior espectro (ex. Imipenem + vancomicina) do que aqueles administrados a pacientes com o mesmo diagnóstico, mas que não evoluem para insuficiência respiratória (ex. Levofloxacino).

D

Os betalactâmicos compartilham com as quinolonas o mesmo perfil farmacocinético, razão pela qual podem ser usados nas mesmas infecções, com eficácia semelhante.

E

O deescalonamento refere-se à troca da via de administração de antibióticos uma vez passada a fase crítica da infecção, reduzindo os custos de tratamento sem interferir com a sua eficácia.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀