Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Uma mulher de 62 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, é admitida no hospital devido a um quadro de confusão mental progressiva nas últimas 48 horas. Durante a anamnese, seus familiares relatam que ela estava apática e apresentava dificuldade para se comunicar. No exame físico, observam-se desidratação leve, sinais vitais dentro dos limites da normalidade e ausência de déficits neurológicos focais. O médico solicita exames laboratoriais que revelam hiperglicemia severa (482 mg/dL), osmolaridade plasmática aumentada (340 mOsm/kg) e sódio sérico de 151 mEq/L. Após a estabilização inicial, é necessário planejar os próximos passos para evitar erros e complicações. Com base no raciocínio clínico e na condução adequada de situações complexas, qual das seguintes condutas reflete uma abordagem ideal para esta paciente?
Transferir a paciente para a UTI sem iniciar medidas terapêuticas até que a confusão mental seja resolvida.
Reduzir imediatamente o sódio plasmático com solução hipotônica para prevenir sequelas neurológicas.
Priorizar o controle glicêmico intensivo com insulina em altas doses para corrigir rapidamente a hiperglicemia.
Realizar reposição hídrica controlada, avaliando a osmolaridade plasmática e corrigindo lentamente os desequilíbrios eletrolíticos.
Iniciar imediatamente a reposição agressiva de líquidos, reduzindo a osmolaridade plasmática rapidamente para normalizar os valores.