Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SCMSP - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - 2020

Um recém-nascido de 27 semanas de idade gestacional, peso de nascimento de 890 g e nascido de parto cesáreo de urgência devido à pré-eclâmpsia materna, apresentou APGAR 1.º min = 3, 5.º min = 5 e 10.º min = 7. Foram realizadas manobras de reanimação neonatal e o paciente foi intubado em sala de parto. Na admissão na UTI neonatal, o paciente encontrava-se estabilizado em ventilação mecânica em modo assistido e controlado, com PEEP = 6 cmH2O, Pinsp = 15 cmH2O, frequência respiratória de 30 ipm e FiO2 = 50%. Realizou radiografia de tórax, que evidenciou infiltrado reticulogranular bilateral difuso, associado à presença de broncogramas aéreos. Com base na doença pulmonar diagnosticada no paciente desse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A

Ocorre devido à imaturidade pulmonar e à deficiência de surfactante, produzido e secretado pelo pneumócito tipo I. O tratamento envolve a administração de surfactante exógeno.

B

Ocorre devido à imaturidade pulmonar e à deficiência de surfactante, produzido e secretado pelo pneumócito tipo II. O tratamento envolve a administração de corticoide pós-natal.

C

Ocorre devido ao retardo de absorção de líquido pulmonar e o tratamento é expectante.

D

Ocorre devido à imaturidade pulmonar e à deficiência de surfactante, produzido e secretado pelo pneumócito tipo II. O tratamento envolve a administração de surfactante exógeno.

E

Ocorre devido à infecção e o tratamento envolve o uso de antibióticos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀