Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente masculino de 19 anos, previamente hígido, residente em área endêmica do interior do Pará, desenvolve lesão ulcerada indolor na perna direita, com borda elevada e fundo granuloso, 4 semanas após realizar atividade de pesca em mata fechada. Exame físico revela ausência de linfadenomegalia e nenhuma outra lesão cutânea ou mucosa. Biópsia da borda da lesão demonstra infiltração por macrófagos contendo formas amastigotas intracitoplasmáticas. Um teste intradérmico de Montenegro realizado 72 horas depois revela induração de 12 mm.
Com base na patogenia da doença e no papel da resposta imune, qual perfil imunológico está mais associado ao controle eficaz da infecção neste paciente?
Ativação predominante de células Th2, com liberação de IL-4 e IL-10, favorecendo a replicação parasitária e evolução para formas cutâneas difusas.
Supressão de células T CD8+, com resposta humoral exagerada, que promove dano tecidual nas formas mucocutâneas.
Produção elevada de anticorpos opsonizantes, com fagocitose eficiente de promastigotas, seguida de apoptose dos macrófagos infectados.
Predominância da resposta celular Th1, com secreção de IFN-γ e ativação de macrófagos para eliminação intracelular dos amastigotas.
Hiperatividade de mastócitos e eosinófilos, mediada por IgE, que promove lesões cutâneas ulceradas por liberação de mediadores inflamatórios.