Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
Um paciente de 43 anos, diagnosticado com HIV há 7 anos, apresenta queda progressiva na contagem de linfócitos T CD4+ (atualmente < 150 células/mm³), perda de peso significativa e episódios recentes de linfadenopatia generalizada, candidíase oral persistente e tosse produtiva com imagem pulmonar sugestiva de infecção por micobactéria atípica. Durante investigação imunológica, observam-se níveis elevados de interleucina-6 (IL-6), hiperplasia folicular linfoide com centros germinativos desorganizados e ativação policlonal de células B.
Com base no quadro clínico-imunológico e nos mecanismos fisiopatológicos da imunodeficiência secundária induzida pelo HIV, qual das alternativas representa corretamente a cadeia de eventos que contribui para a imunossupressão sistêmica?
Ativação crônica de células dendríticas, aumento da expressão de MHC-I e indução de linfócitos T CD8+ hipofuncionais, levando à lise precoce de células B de memória.
Ação direta do HIV sobre os linfócitos T CD8+, com inibição da resposta citotóxica antiviral e reativação de vírus latentes, como CMV e EBV.
Estímulo persistente de linfócitos B por IL-6, associado à perda funcional dos linfócitos T CD4+ e formação de clones autorreativos com risco aumentado de neoplasias linfoides.
Inibição da apresentação antigênica pelos macrófagos infectados, com prejuízo seletivo da imunidade inata e preservação da resposta adaptativa humoral.
Depleção de linfócitos T CD4+ mediada por apoptose mitocondrial induzida por neutrófilos ativados, resultando em linfopenia reversível com TARV.