Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HSM - DF - HOSPITAL SANTA MARTA - 2023

Um paciente de 20 anos de idade, previamente saudável, procurou o pronto-socorro informando apresentar, há dois dias, quadro clínico constituído por febre de 38 ºC, associada a dor torácica respiratório-dependente à esquerda e tosse com eliminação de secreção amarelada. A radiografia de tórax mostrou consolidação em língula. O exame físico revelou crepitações inspiratórias em região axilar esquerda, pressão arterial de 80 mmHg x 40 mmHg, SatO2 = 90%, FR = 32 irpm e FC = 110 bpm. Acerca do caso clínico, assinale a alternativa correta.

A

O tratamento desse paciente só deve ser iniciado após o resultado do teste rápido do exame de escarro para bactérias e vírus.

B

Há necessidade de serem feitos exames complementares para melhor estabelecer a gravidade do quadro clínico do paciente.

C

Os dados obtidos com a história clínica, o exame físico e a radiografia de tórax são suficientes para o estabelecimento do diagnóstico.

D

O uso de corticoide sistêmico deve ser evitado, pois pode agravar a condição clínica do paciente.

E

Os critérios clínicos identificados indicam que o tratamento deve ocorrer em ambiente de unidade de terapia intensiva pela necessidade de se iniciar ventilação mecânica.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀