Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um homem de 72 anos, hipertenso e com histórico de infarto agudo do miocárdio prévio, procura o pronto-socorro devido a episódios recorrentes de tontura e pré-síncope nos últimos dias.

No exame físico, apresenta frequência cardíaca de 47 bpm, pressão arterial de 110/70 mmHg e ausculta cardíaca sem sopros.

6

Com base nesses achados, qual das seguintes afirmativas está correta?

A

O bloqueio AV 2:1 pode ser decorrente de uma condução nodal ou infranodal, sendo fundamental a avaliação para risco de progressão para bloqueio completo.

B

Esse tipo de bloqueio ocorre sempre ao nível do feixe de His e não apresenta risco de evolução para assistolia.

C

O diagnóstico de Bloqueio AV 2:1 é indicativo de Mobitz II, devendo-se considerar implante imediato de marca-passo.

D

A atropina deve ser administrada imediatamente, pois reverte todos os casos de bloqueio AV 2:1.

E

O bloqueio 2:1 representa uma resposta fisiológica do nó AV à frequência atrial, não exigindo investigação adicional.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀