Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
Um homem de 68 anos, diabético tipo 2 há 15 anos, é atendido em consulta ambulatorial após iniciar recentemente um novo antidiabético oral. Relata melhora dos níveis glicêmicos, com perda de 2 kg nas últimas semanas. No entanto, refere episódios de tontura ao se levantar, além de ardência uretral e aumento da frequência urinária. Ao exame físico, apresenta PA de 98/64 mmHg, glicemia capilar de 130 mg/dL e leve dor à palpação suprapúbica. A TFG está em 82 mL/min/1,73m². A esposa também relata que o paciente pareceu "confuso" em dois momentos nos últimos dias. Ele faz uso de metformina e, há 3 semanas, foi iniciada dapagliflozina.
Com base nesse caso e nas características farmacológicas dos inibidores da SGLT2, qual das alternativas descreve corretamente uma desvantagem dessa classe terapêutica evidenciada neste paciente?
Estimula a secreção de insulina, podendo provocar hipoglicemias graves e quadros de confusão mental em monoterapia.
Reduz a pressão arterial ao promover diurese osmótica, o que pode levar à hipotensão postural e episódios de confusão em idosos.
Aumenta a produção de ácido lático hepático, favorecendo acidose lática especialmente em pacientes com função renal preservada.
Eleva a absorção de glicose intestinal, piorando o controle glicêmico em fases avançadas do diabetes tipo 2.
Reduz a eficácia da metformina quando utilizada em associação, devido ao bloqueio competitivo dos transportadores renais de glicose.