Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um homem de 53 anos, com histórico de carcinoma papilífero da tireoide tratado há dois anos, retorna para seguimento. Ele está assintomático, mas a ultrassonografia cervical revela um linfonodo no nível IV, medindo 1,7 cm, com ausência de hilo gorduroso, hiperecogenicidade focal, microcalcificações e áreas de necrose cística. Com base nesses achados, qual das alternativas representa a melhor conduta?

Fonte: Google Imagens
A presença de necrose cística sugere um processo inflamatório benigno, dispensando a necessidade de PAAF.
A ausência de hilo gorduroso é um achado inespecífico e não pode ser usada como critério de suspeição para malignidade.
O tamanho do linfonodo é o único fator determinante para suspeita de metástase, e somente linfonodos acima de 2 cm devem ser investigados.
O linfonodo apresenta características altamente suspeitas de metástase, e a PAAF deve ser realizada para confirmação citológica.
Linfonodos com hiperecogenicidade focal são sempre benignos, e o acompanhamento ultrassonográfico sem biópsia é suficiente.