Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
REVALIDA - INEP - 2024
Um homem de 45 anos, que trabalha na criação de porcos, vai à consulta na unidade básica de saúde com queixa de lesões nos pés há 6 meses. Ao exame físico, nota-se lesões de pele papulosas, múltiplas, amareladas, não purulentas e com pontos enegrecidos centrais. Essas lesões estão localizadas nos pés e são pruriginosas e dolorosas. Diante desse caso, a conduta adequada é
recomendar o uso de sapatos fechados e restrição da circulação nos reservatórios onde ficam os porcos e aguardar a resolução espontânea das lesões.
administrar amoxicilina via oral por 1 semana e pomada antialérgica para os pés, recomendar calçados adequados e agendar retorno para o paciente em 15 dias.
acionar a zoonose, tratar as pulgas dos porcos para interromper o ciclo, impedindo, assim, a transmissão de doença pela picada desses insetos, e prescrever vacina antitetânica.
realizar a retirada de larva dos pés, administrar tiabendazol via oral ou ivermectina, conceder orientações sobre saúde, tratar animais e solo e prescrever vacinação antitetânica.