Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - 2023
Sobre o tratamento do Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVCi) na fase aguda, assinale a alternativa CORRETA.
A janela de tempo para trombólise química vem se estendendo, sendo recomendado até 24 horas após início dos sintomas em guidelines mais recentes.
A maiorias das diretrizes recomendam o controle rigoroso da pressão arterial antes da trombólise, devendo se baixar para valores menores que 140 x 90 mmHg, mesmo que retarde o início do trombolítico, devido ao risco de sangramento cerebral.
A trombectomia mecânica vem sendo uma alternativa segura para o AVCi com oclusão de grande vasos da circulação anterior, sendo recomendada por diversas diretrizes, pois pode ser uma opção para pacientes selecionados que perderam janela terapêutica para trombólise.
A estreptoquinase é o trombolítico mais antigo recomendado para tratamento do AVCi, sendo o mais seguro em relação à taxa de sangramento cerebral.
Estudos mais recentes demonstraram que a alteplase pode ser feita em dose única para o tratamento do AVCi, tendo bom desfecho clínico desde que usada dentro das 3 primeiras horas do início dos sintomas e na dose máxima de 25mg.