Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
CERMAM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO AMAZONAS - 2024
Paciente do sexo masculino, 32 anos, portador de Retocolite Ulcerativa procura atendimento médico por dor abdominal. Teve o diagnóstico fechado após crises de diarreia sanguinolenta, sendo submetido a colonoscopia na época. Desde então vem sendo tratado por aminossalicilatos orais, porém refere uso irregular da medicação. A crise atual iniciou há 3 dias, com cólica abdominal difusa progressiva associada a quadro de diarreia com sangue. Evoluiu com piora do estado geral, iniciando febre diária, piora da frequência e volume sanguinolento da diarreia (cerca de 10 episódios ao dia), anorexia e queda do estado geral. Ao exame físico, encontra-se em REG, pálido, taquicárdico, levemente dispneico e normotenso. Seu abdome é algo distendido, doloroso à palpação profunda difusamente, sem irritação peritoneal. Sua investigação laboratorial evidenciou Leucograma: 16.000, Hb: 9g/dl, Proteína C reativa: 68mg/dl e VHS: 75mm/h. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Há indicação de internação hospitalar para ressuscitação volêmica, monitorização e início do tratamento clínico com opióides para a dor e loperamida para o quadro diarreico.
O tratamento da crise aguda com ciclosporina e infliximabe podem evitar a evolução para tratamento cirúrgico de urgência.
Evolução para megacólon tóxico piora bastante o prognóstico deste paciente, estando indicado o enema opaco baritado para confirmação do seu diagnóstico.
O risco iminente de sepse contraindica o uso de corticoides neste caso.