Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


PUC - PR - ALIANÇA SAÚDE - 2023

Paciente de 62 anos com histórico de Infarto Agudo do Miocárdio há 3 anos, tabagista ativo (carga tabágica de 30 anos-maço), refere ser portador de hipertensão, diabetes e possuir crises de gota frequentes, procura atendimento na sua Unidade Básica de Saúde pois necessita um atestado médico para realizar exercício físico. No momento o paciente encontra-se assintomático e refere que trabalha pesado todos os dias, realizando corte de grama e serviços de marcenaria, sem apresentar dispneia ou dor torácica. Está fazendo uso de Enalapril 20 mg a cada 12 horas, Atenolol 50mg ao dia, Sinvastatina 40mg ao dia, Metformina 1 grama a cada 12 horas e AAS 100mg na hora do almoço. Quando questionado sobre o tabagismo ele refere que não deseja parar de fumar pois seus tios todos fumam desde a infância e estão vivos com mais de 80 anos, então ele não acredita nos males do tabagismo. Ao exame físico encontra-se em bom estado geral, com uma pressão arterial de 156x96 mmHg, Frequência cardíaca de 60 bpm e frequência respiratória de 14 ipm. Você solicita exames laboratoriais que revelam: LDL 84 mg/dL; HDL 32 mg/dL; Triglicerídeos 302 mg/dL; Hemoglobina Glicada: 7,9%; Glicemia de Jejum: 134 mg/dL; Ácido Úrico: 8,2 mg/dL; Hemograma, função renal, marcadores de lesão hepática e TSH estão normais. Quanto à solicitação de atestado para realização de atividade física, você orienta que

A

Como o paciente possui histórico de infarto do miocárdio, a realização de atividade física é proscrita.

B

O paciente precisa realizar um teste ergométrico antes de iniciar a prática de atividade física de leve a moderada intensidade.

C

O paciente pode realizar exercício físico, mas antes precisa atingir controle dos níveis séricos de glicose, devido ao risco de hiperglicemia relacionada ao exercício.

D

Não existe contraindicação no momento para realização de atividade física de leve e moderada intensidade.

E

O paciente precisa realizar um ecocardiograma antes de iniciar a prática de exercício físico de leve a moderada intensidade.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀