Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UFMA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA - 2014

Paciente de 25 anos de idade, previamente hígido, vítima de agressão física por arma branca (punhal) no precórdio, apresenta-se ansioso, hipocorado, pele fria, pegajosa, taquicárdico, taquipneico, pulso filiforme e hipotenso. Ao exame físico, nota-se presença de turgência jugular externa bilateral, murmúrio vesicular presente e normal bilateral, pequeno ferimento penetrante no precórdio e hipofonese de bulhas cardíacas e abdome indolor. Hipótese diagnóstica mais provável para etiologia do choque:

A

Choque determinado por pneumotórax hipertensivo e deve ser tratado incialmente por toracocentese descompressiva, seguida por drenagem torácica fechada sob selo d'água do hemitórax esquerdo.

B

Choque hemorrágico determinado por hemotórax maciço à esquerda, que determina desvio do mediastisno e redução do retorno venoso ao coração, colaborando para o surgimento da turgência jugular.

C

Choque hemorrágico por lesão do fígado ou baço, pois são orgãos que ocupam a região de transição toracoabdominal.

D

Choque séptico determinado por infecção do ferimento e liberação de medidores da resposta inflamatória sistêmica, que levam à depressão miocárdica e comprometimento da capilaridade endotelial.

E

Choque cardiogênico determinado por tamponamento cardíaco e deve ser tratado imediatamente por pericardiocentese de alívio, seguida por toracotomia exploradora.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀