Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Maria Luiza, 28 anos, histórico de asma desde a infância, comparece ao pronto-socorro com dispneia há 2 dias, piorando progressivamente. Relata uso de salbutamol inalatório nas últimas 24 horas, com alívio parcial. Refere também tosse seca e chiado no peito, além de acordar várias vezes à noite por falta de ar. No exame físico, apresenta-se em leve esforço respiratório, com frequência respiratória de 26 ipm, saturação de oxigênio de 89-91% em ar ambiente, frequência cardíaca de 110 bpm e sibilos difusos à ausculta pulmonar. O Peak Flow (fluxo expiratório máximo) está em 40% do valor previsto. Relata que costuma usar corticoide inalatório em baixas doses, mas esqueceu de utilizar nas últimas semanas. 
Com base no caso apresentado, qual das seguintes opções está correta em relação ao diagnóstico e tratamento da paciente?

A

O uso de corticosteroide sistêmico está indicado neste caso devido à gravidade da exacerbação.

B

A realização de gasometria arterial é obrigatória para o diagnóstico da gravidade da crise asmática.

C

Deve ser iniciada antibioticoterapia devido à suspeita de crise desencadeada por broncoinfecção.

D

A paciente apresenta uma crise asmática leve e pode ser tratada com salbutamol isolado por via inalatória.

E

O uso de oxigênio suplementar é desnecessário, devendo ser priorizados broncodilatadores inalatórios, evitando psicodependência.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀