Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFRN - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA - 2014
Homem de 72 anos, diabético e hipertenso, com quadro de dor precordial em opressão associada a náuseas, com duração aproximada de 30 minutos ocorrida há 6 horas, chega ao serviço de emergência sem dor. Ao exame: bom estado geral, corado, FC: 84 bpm; PA: 150 x 86 mmHg / murmúrio presente sem ruídos adventícios, 2 bulhas rítmicas normofonéticas, sem sopros. Realizou eletrocardiograma, que não mostrou alterações significativas, e dosagem de Troponina e CK-Mb com 9 horas após o início da dor, com resultado dentro da normalidade. A hipótese diagnóstica e a conduta mais adequada para esse paciente são, respectivamente:
Dor torácica a esclarecer. Alta hospitalar com investigação ambulatorial precoce através de exames não invasivos, como a cintilografia de perfusão miocárdica ou o ecocardiograma sob estresse.
Angina instável. Iniciar medidas para síndrome coronariana aguda sem supradesnível do segmento ST, internação em UTI/UCO e realizar cateterismo cardíaco.
Dor torácica a esclarecer, realizar o teste ergométrico como exame não invasivo antes das primeiras 12 horas, cintilografia de perfusão miocárdica ou ecocardiograma sob estresse antes da alta hospitalar para definir a conduta.
Angina instável. Iniciar medidas para síndrome coronariana aguda sem supradesnível do segmento ST, internar em enfermaria e realizar cintilografia de perfusão miocárdica ou ecocardiograma sob estresse para melhor estratificação do risco cardiovascular.