Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Homem de 60 anos e história de cirrose hepática por vírus da hepatite C e álcool há cinco anos. Ele se encontra em bom estado geral, nega doenças associadas e refere abstinência do álcool há 10 meses. Durante exames de rotina apresentou alfa fetoproteína de 400 ng/mL e tomografia com imagem nodular de 2,5 cm em lobo direito do fígado e outro de 2,8 cm n o lobo esquerdo com captação rápida do contraste na fase arterial e saída rápida do contraste na fase venosa (washout rápido). Os exames para investigação de metástases foram negativos. Os exames físico e laboratoriais resultaram na classificação de Child-Pugh B e a endoscopia digestiva alta mostrou varizes de esôfago de médio calibre. Diante deste quadro, assinale a alternativa CORRETA.

A

Os nódulos descritos são hepatocarcinoma e o melhor tratamento é a quimioterapia sistêmica.

B

Os nódulos descritos são hepatocarcinomas e o melhor tratamento é o transplante de fígado.

C

Os nódulos descritos são hepatocarcinomas e o melhor tratamento é a quimioembolização, pois é preciso aguardar mais dois meses de abstinência do álcool, tempo exigido pela legislação brasileira para indicação de transplante.

D

Não podemos afirmar com exames de imagem e bio-marcador sérico qual o tipo de tumor. Neste caso a indicação é realizar biópsias destes nódulos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀