Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Clarice de 25 anos procura atendimento com queixa de acne, oleosidade da sua pele e aumento de pêlos na face, confirmados no exame físico. Ciclos menstruais irregulares com intervalos de até 90 dias. Não tem vida sexual. Foi solicitada ultrassonografia pélvica que estava normal. Os níveis séricos dos androgênios testosterona, androstenediona, DHEA e SDHEA, 17 OH progesterona, TSH, prolactina, encontravam dentro do limite da normalidade. O médico que a atendeu fez diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos (SOP). Marque a opção VERDADEIRA.

A

Clarice não preenche o critério para diagnóstico de SOP, pois não foram vistos micropolicistos ovarianos e os androgênios séricos estavam normais.

B

SOP está associada com sangramento uterino aumentado por miomatose ou por adenomiose.

C

a SOP é uma causa de amenorréia secundária por hipogonadismo hipogonadotrófico.

D

a pílula combinada é um tratamento reconhecido para a SOP, agindo por vários mecanismos, entre eles, a redução de níveis de LH.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀