Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma paciente feminina de 28 anos procura o pronto-socorro relatando febre diária de até 39,5 °C há três semanas, predominantemente no final da tarde, associada a dor de garganta intensa e poliartralgia, acometendo principalmente punhos e joelhos. Ela relata que, durante os picos febris, nota o surgimento de um exantema maculopapular de cor salmão, evanescente e não pruriginoso, localizado no tronco e nas raízes dos membros, que desaparece assim que a temperatura cede. Exames laboratoriais iniciais revelam: leucócitos 18.500/mm³ (com 88% de neutrófilos), plaquetas 520.000/mm³, Proteína C Reativa (PCR) 150 mg/L, além de Fator Reumatoide e FAN negativos. Diante da principal hipótese diagnóstica sistêmica e considerando os critérios de Yamaguchi e marcadores de atividade de doença, qual o achado laboratorial mais característico esperado para corroborar esse diagnóstico?

A

Elevação extrema da ferritina sérica (frequentemente superior a 1000 ng/mL), associada tipicamente a uma redução expressiva da fração de ferritina glicosilada (abaixo de 20%).

B

Positividade em altos títulos de anticorpos antinucleares (FAN) com padrão nuclear homogêneo, essencial como critério maior na confirmação da patologia.

C

Consumo intenso dos componentes do sistema complemento (C3 e C4), refletindo a atividade da doença secundária à deposição sistêmica de imunocomplexos circulantes.

D

Presença de anticorpos antipeptídeo citrulinado cíclico (anti-CCP), sendo o marcador imunológico mais específico e sensível para justificar o envolvimento articular nesta fase.

E

Elevação acentuada da dosagem de imunoglobulina D (IgD) sérica e de ácido úrico, justificando as manifestações febris periódicas e as intensas queixas articulares.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀