Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
Uma paciente de 32 anos relata a presença de uma pequena massa indolor na região lateral do pescoço desde a infância, que se torna discretamente flutuante ao deglutir e apresenta episódios de infecção recorrente, especialmente após infecções respiratórias altas. A ultrassonografia cervical revelou estrutura cística adjacente ao ângulo da mandíbula. A hipótese de cisto branquial é considerada.
Com base na embriologia do aparelho faríngeo, qual é a explicação mais provável para essa anomalia e sua localização anatômica?
Persistência do recesso tubotimpânico originado da primeira bolsa faríngea, levando à formação de cisto na região parotídea e alterações auditivas associadas.
Falha de fusão entre a primeira e a segunda membranas faríngeas, ocasionando a formação de um cisto próximo à linha média cervical e à glândula tireoide.
Remanescente do segundo sulco faríngeo, que normalmente é obliterado pelo crescimento do segundo arco, resultando em cisto cervical lateral anterior ao músculo esternocleidomastoideo.
Defeito na migração da glândula paratireoide superior, originada da terceira bolsa faríngea, com formação de cisto linfático profundo adjacente à laringe.
Persistência do seio cervical interno, estrutura formada pelo mesênquima entre os arcos faríngeos terceiro e quarto, com comunicação direta com a cavidade faríngea.