Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um professor de uma Faculdade de Medicina é procurado por dois alunos do quarto ano com a seguinte situação: a mãe de um paciente pré-escolar que teriam de examinar não o permitiu, alegando que a criança já fora examinada por dois médicos naquele mesmo dia. Conforme o Código de Ética Médica, a orientação adequada a ser dada aos alunos é conversar com o responsável e explicar-lhe o seguinte:

A

Trata-se de um hospital de ensino e, portanto, não poderia haver aquele tipo de negativa.

B

É seu direito não consentir o exame do seu filho pelos alunos, mas esse procedimento poderá acarretar a transferência do paciente para outro hospital que não seja de ensino.

C

Durante a internação, o responsável pelo paciente é o médico assistente, não podendo ser negado o exame para treinamento, exceto nos casos graves.

D

É seu direito não consentir o exame do seu filho pelos alunos, mas que tal permissão contribuiria para a adequada formação dos futuros médicos e consequente melhoria do atendimento à população.

E

É seu direito não consentir o exame do seu filho pelos alunos, já que os mesmos não seguiram os preceitos éticos de abordagem do paciente, que é somente um aluno por vez.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀