Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 62 anos, hipertenso e diabético, chega ao pronto-socorro com dor torácica intensa há duas horas, associada a sudorese profusa e náuseas. O ECG inicial mostra supradesnivelamento do segmento ST em múltiplas derivações e ondas Q em formação. Durante a avaliação, o médico explica a importância de identificar corretamente as zonas de isquemia, lesão e necrose no infarto agudo do miocárdio (IAM) para um tratamento adequado.

Com base no padrão eletrocardiográfico do IAM, qual das opções abaixo descreve corretamente a distribuição das zonas de isquemia, lesão e necrose no ECG?

A

A isquemia manifesta-se por inversão da onda T, a lesão pelo supradesnivelamento de ST e a necrose pelo desenvolvimento de ondas Q patológicas.

B

A isquemia e a necrose são evidentes nas mesmas derivações, enquanto a lesão ocorre em derivações opostas.

C

A lesão é caracterizada pelo supradesnivelamento de ST seguido de normalização completa da repolarização.

D

O supradesnivelamento de ST representa apenas necrose miocárdica, sem relação com a lesão isquêmica.

E

A isquemia gera ondas Q profundas, enquanto a lesão causa supradesnivelamento de ST e a necrose se manifesta por inversão da onda T.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀