Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um homem de 58 anos, diabético tipo 2 com mau controle glicêmico, é levado ao pronto-socorro com rebaixamento do nível de consciência, desidratação intensa, sede extrema e taquipneia. A esposa relata que ele vinha apresentando poliúria e polidipsia nas últimas semanas, sem sinais prévios de infecção. Ao exame físico: PA 100/60 mmHg, FC 112 bpm, mucosas secas e tempo de enchimento capilar prolongado. Exames laboratoriais revelam: glicemia de 840 mg/dL, sódio sérico de 154 mEq/L, osmolaridade plasmática de 330 mOsm/kg, pH arterial de 7,38, bicarbonato de 22 mEq/L, osmolaridade urinária de 640 mOsm/kg e glicosúria significativa.
Com base nos mecanismos fisiológicos renais e na regulação da osmolaridade corporal, qual das alternativas abaixo melhor explica a hiperosmolaridade encontrada nesse paciente?
Hipersecreção de aldosterona, causando retenção de sódio e perda compensatória de água livre.
Disfunção tubular renal com perda de potássio e retenção de glicose, elevando a pressão oncótica.
Diminuição da secreção de ADH, reduzindo a reabsorção de água nos túbulos coletores e aumentando a concentração plasmática.
A glicose plasmática elevada age como soluto osmoticamente ativo, promovendo diurese osmótica com perda excessiva de água livre e concentração dos solutos plasmáticos.
Estimulação aumentada do sistema nervoso simpático, com vasoconstrição renal e redução do volume urinário, aumentando a concentração de eletrólitos no sangue.