Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um homem de 48 anos é admitido com dor em faixa no andar superior do abdome e vômitos. A amilase sérica é de 1200 U/L. Quatro dias após a admissão, o TC mostra necrose em 50% do parênquima pancreático, com extensão para o parênquima peripancreático. Sobre o tratamento cirúrgico da necrose pancreática associada a pancreatite aguda, é CORRETO afirmar:

A

A ressecção pancreática precoce minimiza os efeitos da inflamação, melhorando o choque e protegendo órgãos alvos.

B

Os pseudocistos pancreáticos devem ser drenados sempre.

C

Nos pacientes com necrose pancreática de origem biliar, a colecistectomia deve ser feita precocemente, a fim de evitar exacerbações da atividade inflamatória.

D

Pelo nível alto de amilase, é possível a presença de pseudocisto pancreático neste momento.

E

A exploração cirúrgica, quando indicada, dentro da primeira semana da admissão, resulta em maior morbimortalidade, quando comparada ao desbridamento postergado para a segunda ou terceira semana de evolução.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀