Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um homem de 43 anos apresenta dor aguda e sensação de queimação em faixa ao redor do abdome, do lado direito, associada a pequenas vesículas agrupadas em região cutânea correspondente ao nível de T8. Após alguns dias, ele evolui com fraqueza muscular localizada, hiporreflexia e perda sensitiva no mesmo território dérmico. O exame neurológico sugere uma síndrome radicular segmentar, e exames confirmam a reativação de vírus varicela-zoster em uma raiz nervosa torácica.

Com base nos conhecimentos sobre o desenvolvimento dos dermátomos e sua relevância clínica, qual das seguintes afirmações é mais correta sobre sua relação com síndromes neurológicas complexas?

A

Os dermátomos refletem a distribuição anatômica dos nervos cranianos e, por isso, não têm relação com síndromes medulares.

B

Cada dermatomo é exclusivamente suprido por um único nervo periférico, sem sobreposição entre segmentos.

C

A organização dos dermátomos está presente apenas na fase embrionária e perde importância na vida adulta.

D

O padrão segmentar dos dermátomos permite identificar lesões localizadas na medula espinhal ou raízes nervosas, como nas radiculopatias herpéticas.

E

Os dermátomos são formados exclusivamente por fibras motoras, sem função sensitiva na prática clínica.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀