Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - 2014
Um homem de 42 anos, previamente hígido, procura o pronto-socorro com história de febre, tosse e dor pleural no hemitórax direito há três dias. Nega internações prévias. Está febril, taquicárdico e taquipneico, com macicez à percussão e diminuição do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax afetado. A radiografia de tórax mostra velamento na base do pulmão direito compatível com derrame pleural moderado. O estudo do líquido pleural revelou proteína total de 3,7 g/L; pH de 7,10; glicose de 20 mg/dl; 2.400 céls/mm³, sendo 90% polimorfonucleares, com bacterioscópico negativo. Nesse caso, a conduta CORRETA inclui necessariamente:
Cobertura antibiótica para Streptococcus pneumoniae e germes Gram-negativos. A drenagem torácica está indicada se ocorrer aumento do derrame pleural após 48 horas da avaliação inicial.
Cobertura antibiótica para germes Gram-negativos e anaeróbios, repetir a punção pleural depois de 48 horas com nova análise do líquido pleural.
Cobertura antibiótica para Staphylococcus aureus e germes Gram-negativos, repetir a punção pleural depois de 24 horas com nova análise do líquido pleural. Se ocorrer piora nos valores da glicose e pH do líquido pleural, proceder a drenagem torácica.
Cobertura antibiótica para Streptococcus pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae e Haemophilus influenzae. Repetir a punção pleural depois de 24 horas com nova análise do líquido pleural. Se ocorrer piora nos valores da glicose e pH do líquido pleural, proceder a drenagem torácica.
Cobertura antibiótica para Streptococcus pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae e Haemophilus influenzae. Trata-se de um derrame parapneumônico complicado e, portanto, deve-se realizar drenagem torácica de imediato.