Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
RN, com 10 dias de vida, apresenta pele e olhos amarelados. Recebe leite materno em livre demanda, e mãe relata que o RN mama pouca quantidade, acorda muitas vezes e parece estar sempre com fome. Ela diz que apresenta dor no mamilo ao amamentar. AP: nascido de 36 semanas, peso de 2800 g, tipagem sanguínea: mãe: A+ e RN: O+, 2 dias em alojamento conjunto. Exame físico: BEG, icterícia (++/++++) até região umbilical. P: 2600 g. O diagnóstico e a conduta devem ser, respectivamente:
Provável crise de hemólise por incompatibilidade sanguínea A-O; realizar fototerapia e acompanhar o nível da bilirrubina.
Icterícia do leite materno; manter o aleitamento materno e realizar banhos de sol 2x/dia em horários com baixa radiação ultravioleta.
Hiperbilirrubinemia relacionada à baixa ingesta; orientar a mãe quanto à técnica de amamentação e reavaliar o RN em retorno próximo.
Icterícia do leite materno; suspender o aleitamento materno por 12 a 24 horas e reavaliar o paciente após esse período.