Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HSJA - HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ - 2017
Paciente de 35 anos atendido no pronto-socorro do HSJA, internado com quadro de dor abdominal de inicio abrupto, de forte intensidade, persistente, em região epigástrica, com irradiação para a região dorsal e dor moderada a palpação profunda em andar superior de abdome. Os exames laboratoriais mostraram leucocitose com pequeno desvio para esquerda e amilase 6x o valor normal, sendo aventada a hipótese de Pancreatite Aguda. Sobre o caso e a hipótese diagnóstica acima, assinale a alternativa correta:
A realização de tomografia com contraste venoso é imprescindível para o diagnóstico de pancreatite aguda.
Tomografia computadorizada deve ser realizada de preferência nas primeiras horas da instalação do quadro clínico.
Em se tratando de pancreatite aguda grave, deve-se sempre priorizar nutrição enteral precoce assim que o quadro clínico permitir, não havendo diferença entre sonda nasojejunal e nasogástrica.
A presença de mais de 30% de necrose pancreática no exame de imagem (mesmo que sem indícios de infecção), indica gravidade e início de antibioticoterapia.
Analgesia sempre deve ser realizada, evitando análogos da morfina devido ao aumento da pressão no esfíncter de Oddi.