Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - 2023
Na abordagem das paciente com perdas fetais ou abortamentos recorrentes, o médico obstetra deve atentar para vários fatores clínicos e laboratoriais. Assinale a CORRETA.
A síndrome trombolfílica hereditária é clinicamente definida por tromboses recorrentes, arteriais ou venosas, perdas fetais de repetição e, laboratorialmente, pela presença de anticorpos antifosfolipídeos (aPL), a saber: anticardiolipina (aCL), anti-beta2 glicoproteína1 (B2GP1) e o Lúpus Anticoagulante (LAC).
O tratamento de pacientes com síndrome antifosfolipídeo e antecedentes de abortamentos precoces ou perdas fetais tardias, e em nova gestação, deve ser realizado com dicumarínicos, durante toda a gestação e puerpério.
Todas as mulheres portadoras de hipotireoidismo, especialmente aquelas com pretensão a engravidar, devem ser estimuladas a obter um bom controle da sua doença antes da concepção. O tratamento baseia-se na reposição de levotiroxina.
A incompetência istmo-cervical caracteriza-se por abortamentos recorrentes até 12 semanas de gestação e deve ser tratada com procedimento cirúrgico eletivo (cerclagem do colo uterino ou pessário cervical).
As infecções feto-placentárias são causas raras de perdas fetais, tendo o seu custo não justificável na propedêutica investigativa.