Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SMS - JP - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA - 2020
Mulher de 49 anos, com quadro de mialgia, febre e dor retrorbitária há 4 dias. Segundo sua acompanhante, vários casos de dengue foram registrados na vizinhança. Nega contato com áreas de alagamentos. A respeito do caso marque a opção mais correta:
Espera-se que os exames laboratoriais mostrem leucocitose absoluta e plaquetopenia com aumento de transaminases. O diagnóstico laboratorial etiológico poderá ser feito pela detecção do vírus da dengue e por testes imunológicos.
Caso evolua com dengue hemorrágica, medidas de suporte, preferencialmente em unidade de terapia intensiva, devem fazer parte do tratamento e o corticoide é a droga de escolha para o tratamento específico, alterando a evolução do quadro.
Pode tratar-se de arbovirose, sendo importante uma boa anamnese para fazer distinção entre os diagnósticos.
A dengue hemorrágica ocorre em mais de 20% dos casos de dengue, consistindo em febre, fenômenos hemorrágicos, instabilidade hemodinâmica e hepatomegalia.