Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
Mulher de 29 anos, sem comorbidades conhecidas e sem histórico de uso de substâncias, procura a unidade de saúde com queixa de tristeza persistente e sensação de angústia há cerca de 6 meses. Relata perda de prazer nas atividades que antes gostava, sensação constante de cansaço, atrasos frequentes no trabalho e pensamentos de inutilidade, como “não sirvo para nada”. Nega, espontaneamente, ter planos de se machucar ou de fazer mal a si mesma. Diante desse quadro clínico, qual deve ser a conduta inicial mais adequada do profissional de saúde?
Iniciar psicoterapia e antidepressivo, deixando para abordar ideação suicida em consultas futuras, após vínculo terapêutico mais sólido.
Iniciar psicoterapia e antidepressivo, sem abordar ideação suicida para evitar reforço de pensamentos negativos e riscos adicionais.
De maneira empática e cuidadosa, investigar ideação suicida já na primeira consulta, observando linguagem verbal e não verbal, e só então planejar o tratamento.
Encaminhar para observação psiquiátrica hospitalar por 24 horas, dada a gravidade do quadro e possibilidade de risco.
Não iniciar tratamento neste momento e encaminhar diretamente para um centro especializado em saúde mental para avaliação aprofundada.