Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


HUSE - HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE - 2020

MSS, 38 anos, foi admitida na enfermaria da residência médica com paraparesia por mielite esquistossomótica. Recebeu alta com prednisona 60mg/dl por seis meses, amitriptilina 25mg e fisioterapia. Retornou após 1 mês no ambulatório; já deambulando, ainda com dificuldade, queixando-se de constipação e boca seca; Peso 75kg, altura 1,60m, PA= 161 a 95 mmHg. Em relação ao caso, marque a resposta errada:

A

O uso de corticoide em doses altas por impõem ao médico acompanhar pressão arterial e glicemia devido a possibilidade de elevação de ambos.

B

O uso da prednisona exige monitoramento desta paciente em ambulatório uma vez que para a patologia diagnosticada deverá ser usado por seis meses, quando se iniciará um desmame da medicação.

C

Os efeitos colaterais de constipação, boca seca, ganho de peso devem estar relacionados ao uso da prednisona, visto que a amitriptilina não causa estes efeitos.

D

A pressão arterial está elevada e pode estar associada ao uso do corticoide, necessitando de avalição e conduta

E

A fisioterapia motora é fundamental para a reabilitação de marcha desta paciente, sendo mais eficaz quanto maior a frequência semanal.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀