Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SANARFLIX - 2025

Lactente do sexo feminino, 2 meses de idade, nascida a termo, sem intercorrências no parto, é trazida à consulta de puericultura para avaliação de rotina. A mãe relata que percebe que a perna esquerda parece um pouco mais curta e que a prega glútea parece diferente em relação à direita. Ao exame físico, observa-se assimetria das pregas cutâneas e limitação da abdução da coxa esquerda. Suspeita-se de displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ).

Durante o exame físico, o médico residente tenta realizar a manobra adequada para o diagnóstico, mas encontra dificuldade em manter a criança calma. A enfermeira da sala se oferece para ajudar, segurando a criança com maior estabilidade. Posteriormente, o preceptor sugere que o exame seja repetido com a presença de um ortopedista pediátrico para confirmação do achado.

Com base no caso, assinale a alternativa correta:

A

A manobra diagnóstica indicada nesse caso é a de Homans, que testa a estabilidade do quadril durante a extensão passiva.

B

A manobra de Ortolani é utilizada para provocar a luxação do quadril e avaliar instabilidade óssea.

C

A suspeita clínica deve ser confirmada com ressonância magnética de pelve em todos os casos.

D

A conduta ética e profissional demonstrada inclui o trabalho em equipe, o reconhecimento das limitações individuais e o respeito aos colegas da equipe de saúde.

E

O exame físico do quadril deve ser feito exclusivamente pelo médico, sendo inadequado receber ajuda de outros membros da equipe.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀