Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Lactente de 6 meses encontra-se internado por meningite com o seguinte resultado de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) à admissão: celularidade - 694 (72% neutrófilos, 18% linfócitos e 10% monócitos); glicose = 10 mg/dl e proteínas = 94 mg/dl. Bacterioscópico - presença de diplococos Gram-positivos aos pares. Recebeu dexametasona por 4 dias e ceftriaxona atualmente no quinto dia completo. Evolui com melhora do estado geral porém permanece com febre diária. Feito novo LCR com celularidade - 89 (83% linfócitos, 10 monócitos e 7% neutrófilos); proteína = 82 mg/dl; glicose = 37 mg/dl e ausência de bactérias ao gram. Assinale a alternativa CORRETA quanto a essa evolução:

A

Meningite pneumocócica evoluindo com provável coleção subdural, que é a complicação mais frequente, necessitando tomografia de crânio para confirmação.

B

Meningite pneumocócica evoluindo com febre devido a provável abscesso cerebral que é complicação frequente nessa etiologia, necessitando tomografia de crânio para confirmação.

C

Meningite pneumocócica evoluindo com febre por hipersensibilidade às medicações empregadas já que encontra-se em bom estado geral, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.

D

Meningite pneumocócica de evolução arrastada evoluindo com febre por provável resistência intermediária do agente etiológico, devendo-se alterar a antibioticoterapia, conforme o antibiograma.

E

Meningite pneumocócica evoluindo com febre por provável pneumonia, já que este é o quadro que pode estar associado, devendo-se realizar radiografia simples de tórax.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀