Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


UEL - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UEL - 2026

Lactente, 8 meses de vida, é levado à emergência com febre alta há 1 dia, letargia e recusa alimentar. Ao exame físico, apresenta-se pálido, com tempo de enchimento capilar de 4 segundos, taquicardia (180 bpm), taquipneia (55 ipm) e pulsos periféricos finos. A pressão arterial está em 75 x 40 mmHg. O serviço não dispõe de leitos de UTI pediátrica para transferência imediata. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta mais precisa para o manejo inicial desse paciente, conforme as diretrizes da Surviving Sepsis Campaign para pediatria.

A

Realizar imediatamente a intubação orotraqueal para proteger as vias aéreas antes de iniciar a ressuscitação volêmica, pois a expansão pode precipitar edema pulmonar.

B

Priorizar o uso de albumina a 5% como fluido de escolha na dose de 20 mL/kg, pois o paciente apresenta sinais de hipoalbuminemia associada à sepse, e administrar diurético para prevenir sobrecarga.

C

Iniciar infusão de um bolus único de 30 mL/kg de soro fisiológico 0,9% para correr em 60 minutos, e iniciar noradrenalina se a pressão arterial não normalizar após o volume.

D

Administrar um bolus de 10 mL/kg de cristaloide e aguardar a melhora do tempo de enchimento capilar antes de administrar volumes adicionais ou iniciar antibioticoterapia.

E

Administrar um bolus de 10 a 20 mL/kg de cristaloide balanceado (ex: Ringer Lactato) em 5 a 10 minutos, reavaliando continuamente a presença de estertores ou hepatomegalia, e garantir a coleta de culturas e início de antibióticos na primeira hora.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀