Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SCMBH - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE - 2020

Analise o caso clínico a seguir. Um paciente masculino, de 42 anos de idade, branco, comparece ao ambulatório com queixas de emagrecimento e fezes com muco e sangue escuro. Cólicas abdominais ocasionais, sem alteração do hábito intestinal. Refere ser tabagista de 15 cigarros/dia e etilista social. Submetido à colonoscopia, observa-se uma lesão vegetante em cólon sigmoide proximal, tomando 75% da circunferência do lúmen do órgão e uma lesão polipoide séssil em cólon ascendente, com cerca de 1 cm de diâmetro com aspecto adenomatoso. Na história familiar desse paciente, o pai faleceu de acidente automobilístico aos 31 anos de idade. A mãe é viva e sadia. Avô paterno faleceu de câncer de bexiga aos 55 anos de idade. Duas tias do lado paterno faleceram com câncer de endométrio. A avaliação genética desse paciente mostrou genes hLMH1, hSMH2 e hSMH6 mutados. Como deve ser conduzido esse caso clínico?

A

Na colonoscopia, deve-se realizar polipectomia do cólon ascendente e posterior colectomia segmentar esquerda. Realizar avaliação dos filhos e de todos os irmãos.

B

Na colonoscopia, deve-se realizar polipectomia do cólon ascendente e posterior colectomia segmentar esquerda. Não há necessidade da avaliação dos irmãos, somente dos filhos.

C

Na colonoscopia, não há necessidade de realizar polipectomia; deve-se submeter o paciente a uma colectomia total proximal com íleo-retoanastomose e realizar avaliação dos filhos e irmãos do paciente.

D

Na colonoscopia, não há necessidade de realizar polipectomia; deve-se submeter o paciente a uma colectomia total proximal com íleo-retoanastomose e realizar avaliação somente dos filhos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀