Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 46 anos, soropositivo para HIV e em uso irregular da terapia antirretroviral, apresenta múltiplas lesões violáceas não dolorosas em membros inferiores, mucosa oral e tronco. Ao exame físico, observa-se linfadenopatia generalizada e presença de derrame pleural. Uma biópsia das lesões revela proliferação vascular atípica, com fendas vasculares revestidas por células endoteliais alongadas e infiltrado inflamatório mononuclear. Imuno histoquímica confirma a presença do antígeno associado ao Herpes vírus Humano tipo 8 (HHV-8). Com base na fisiopatologia da infecção viral latente pelo HHV-8 e sua associação com o desenvolvimento do Sarcoma de Kaposi, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o mecanismo patológico envolvido?

 

A

O HHV-8 infecta exclusivamente fibroblastos dérmicos e promove mutações espontâneas por inativação direta do p53.

B

O vírus permanece latente em hepatócitos e é reativado por estímulo antigênico cruzado com o vírus Epstein-Barr (EBV).

C

O HHV-8 estabelece latência em células endoteliais e linfoides, codificando proteínas virais que mimetizam citocinas e promovem angiogênese.

D

A infecção crônica pelo HHV-8 é limitada a indivíduos imunocompetentes e cursa predominantemente com necrose tecidual extensa.

E

A expressão gênica viral ativa ocorre apenas durante a replicação lítica, sendo irrelevante na patogênese do sarcoma de Kaposi.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀