Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente de 45 anos, com diagnóstico recente de transtorno bipolar tipo I, desenvolve um episódio catatônico durante uma internação psiquiátrica. Ele é tratado inicialmente com lorazepam, apresentando uma melhora parcial após 24 horas. No entanto, a equipe médica nota que persistem sinais de negativismo e mutismo, além de rigidez muscular moderada. Para avaliar a eficácia da terapia e decidir sobre a próxima conduta, a equipe utiliza a Bush-Francis Catatonia Rating Scale (BFCRS) e monitora a evolução clínica.
Diante dessa situação, qual dos seguintes achados indica resposta insuficiente ao tratamento inicial da catatonia e necessidade de ajuste terapêutico?
Diminuição progressiva dos sintomas catatônicos dentro das primeiras 12 horas, com retorno parcial da interação verbal.
Redução discreta dos sintomas motores, mas manutenção do mutismo e negativismo após 48 horas de tratamento.
Recuperação total da capacidade de movimentação e fala após um ciclo de ECT, sem recorrência dos sintomas.
Melhora completa da flexibilidade cérea e da resposta a comandos após administração inicial de benzodiazepínicos.
Redução de 50% na pontuação da Bush-Francis Catatonia Rating Scale (BFCRS) em dois dias, mantendo apenas sintomas leves residuais.