Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 43 anos de idade compareceu ao atendimento do pronto-socorro às 3h30 da manhã, relatando dificuldade para dormir e que vem apresentando perda da vontade de fazer as coisas, pensamento lentificado, com latência maior de resposta e sensação de “brancos”, bem como perda da vontade sexual. Relata que o irmão gêmeo morreu na pandemia de Covid-19, na segunda “onda”, e que, desde então, vem pensando que não vale a pena viver. Foi indicado diazepan no dia para auxiliar no sono e alprazolam XR para casa. Após duas semanas, o plantonista atendeu um caso de autoextermínio com êxito, em outro hospital no qual trabalha, identificando o paciente atendido anteriormente. A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa correta.

A

No lugar do benzodiazepínico alprazolam, deveria ter deixado o diazepam de horário para mantê-lo tranquilo nessa fase.

B

Uma boa opção, nesse caso, seria encaminhar o paciente para a psiquiatria e iniciar um antidepressivo. Se possível, chamar alguém próximo e criar um vínculo empático com o paciente.

C

Nesse caso, ficou muito evidente a falta de apoio familiar que, com a morte do irmão, piorou o quadro, o qual poderia ter sido amenizado com apoio espiritual.

D

No primeiro atendimento, o paciente deveria ter sido encaminhado para a psicoterapia cognitiva e comportamental.

E

No primeiro atendimento, faltou focar na qualidade de vida e solicitar que o paciente saísse mais, desfrutando da companhia de amigos e tomando alguns drinques.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀