Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente de 40 anos comparece ao ambulatório com queixa de sensação de vertigem ao girar a cabeça rapidamente, como ao olhar para os lados ao atravessar a rua. Ele relata que, durante esses episódios, o ambiente “gira ao redor” por poucos segundos, e que em algumas situações sente náuseas e desequilíbrio leve. Ao exame físico, é observado nistagmo horizontal desencadeado por movimentos cefálicos. Considerando os fundamentos fisiológicos do sistema vestibular, qual dos mecanismos abaixo está mais diretamente relacionado ao quadro clínico descrito?
Estimulação simultânea dos canais semicirculares anterior e posterior, resultando em hipersensibilidade do tálamo e da córtex vestibular.
Disfunção dos otólitos no sáculo e utrículo, que são responsáveis por detectar acelerações angulares e desencadear movimentos reflexos oculares.
Comprometimento do reflexo vestíbulo-cortical, que coordena respostas autonômicas e somatossensoriais durante movimentos da cabeça.
Deflexão da cúpula nos canais semicirculares horizontais, promovida pela movimentação da endolinfa, que ativa o reflexo vestíbulo-ocular para estabilizar a imagem retiniana.
Hiperestimulação dos núcleos vestibulares superiores, levando à percepção cortical direta do movimento cefálico e induzindo vertigem central.