Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um músico profissional de 39 anos procura atendimento após perceber perda gradual da capacidade auditiva em ambos os ouvidos, especialmente para sons agudos, além de um zumbido constante. Ele relata que há mais de 15 anos se apresenta em shows com exposição frequente a volumes intensos, sem o uso de proteção auricular. A otoscopia não apresenta alterações e a audiometria revela perda auditiva neurossensorial bilateral com predomínio em altas frequências. A hipótese diagnóstica é de perda auditiva induzida por ruído (PAIR).

Com base no quadro clínico e nos conhecimentos de histologia do sistema audiorreceptor, qual estrutura é mais precocemente acometida nesse tipo de lesão, e qual a consequência funcional da sua degeneração?

A

Membrana basilar do vestíbulo, responsável pela condução da endolinfa, cuja degeneração prejudica o equilíbrio postural.

B

Células ciliadas externas da base da cóclea, responsáveis pela amplificação mecânica de sons agudos, cuja perda compromete a sensibilidade auditiva.

C

Células de sustentação da mácula sacular, cuja destruição impede a condução óssea de sons graves.

D

Células ciliadas internas da espira apical da cóclea, cuja degeneração leva à perda auditiva em frequências baixas.

E

Epitélio cúbico simples do ducto coclear, cuja lesão impede a formação da perilinfa e bloqueia a transdução sonora.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀