Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFMA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE DUTRA - 2017
Um menino, 10 anos de idade, chegou à UTI com quadro de Cetoacidose Diabética (CAD), com glicemia de 560 mg/100 ml; cetonúria 4+; pH = 6,9; PCO = 25 mmHg e [HCO?] = 5 mmol/L. Após a sexta hora de tratamento, com boa evolução clínica, a criança começa a ficar torporosa e não responde mais a comandos verbais. Com relação a esse caso clínico hipotético, assinale a alternativa CORRETA:
É consenso médico que o uso de solução de 50% de soro glicosado e 50% de soro fisiológico em vez de soro fisiológico puro na hidratação inicial dessa criança poderia ter evitado essa complicação.
Essa é a complicação mais frequente da CAD.
Uma das explicações possíveis para esse quadro é a ação dos corpos cetônicos sobre o metabolismo do neurônio.
Essa complicação ocorre em 50% dos casos.
Esse quadro, quando aparece por complicação da CAD, tem alta mortalidade e costuma ser resistente ao tratamento habitual.