Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Paciente de 32 anos admitida com diagnóstico de pancreatite aguda grave, que apresenta no exame físico sinal de Grey-Turner e Cullen, amilase e lipase com 10 vezes o limite superior da normalidade. Assim, sugere-se a realização de Tomografia Computadorizada (TC) para definição diagnóstica e terapêutica. Considerando o caso clínico acima, é INCORRETO afirmar que

A

o sinal de Grey-Turner é uma coloração azul-acinzentada presente nos flancos abdominais em virtude da exsudação de líquido sero-hemorrágico para o tecido celular subcutâneo e que surge, em média, 72 horas após o início da doença.

B

o sinal de Cullen é a coloração azulada na área periumbilical.

C

os cálculos biliares e suas variantes (microlitíase e barro biliar) são a principal causa de pancreatite aguda, neste caso, por meio de vários mecanismos.

D

o prognóstico deste paciente está agravado por apresentar amilase e lipase dez vezes acima do limite de normalidade.

E

a TC espiral/multislice de abdome com reforço de contraste endovenoso, também conhecida como TC dinâmica do pâncreas, pode ser considerada como padrão-ouro no diagnóstico de necrose pancreática, neste caso.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀