Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


O princípio constitucional "a saúde é um direito de todos e dever do Estado" é um divisor de águas entre os grupos que disputam a hegemonia nas políticas de saúde no Brasil. Há um conjunto de forças sociais e políticas que defende um modelo assistencial baseado nas diretrizes do SUS que, em seu conjunto representam um Sistema Nacional de Saúde com algumas semelhanças com os modelos inglês e canadense. Porém, esse ordenamento jurídico é somente generoso na oferta de serviços não possuindo provisão fiscal para dar conta das despesas geradas por tal empreendimento. Considerando tais aspectos é correto afirmar que:

A

a prioridade dos serviços de saúde deve ser atender prioritariamente a demanda espontânea que em geral, pressiona mais do que a demanda de programas de saúde mais complexos.

B

o atendimento necessita ser centrado nas doenças visto que a divisão do trabalho médico é em especialidades e subespecialidades para melhor atender a necessidade do paciente.

C

o atendimento na UBS necessita estar livre de barreiras burocráticas para o fluxo da livre demanda das necessidades individuais sem demarcação territorial do serviço.

D

como pagamento dos serviços realizados é por produção médica, deve ser trabalhado muito mais a disponibilidade de medicamentos nas UBS e ampliado o investimento nas aquisições de medicamentos sintomáticos.

E

todos os cidadãos devem ter acesso aos serviços de saúde públicos e privados conveniado, em todos os níveis do sistema de saúde, assegurado por uma rede hierarquizada de serviços e com tecnologia apropriada para cada nível. Porém, por encontrar-se em condições de financiamento inadequado, gera diferentes problemas e dilemas.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀