Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HOS - HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DE SOROCABA - 2020
Mulher, 65 anos, refere desconforto em hipocôndrio direito há 2 meses. Relata aumento de 12 kg nos últimos 5 anos. É pré-diabética e hipertensa, mas não tem medido a pressão de maneira rotineira e não faz uso de medicamentos. Bebe uma lata de cerveja nos finais de semana e usou anticoncepcional até os 40 anos. Exame físico: bom estado geral, peso = 92 kg, altura = 1,65 m, PA = 160 x 100 mmHg, FC = 92 bpm, circunferência abdominal = 104 cm, sem edemas; fígado palpável a 5 cm do rebordo costal direito, tenso, rombo, sensível ao toque. Realizada ultrassonografia do abdome que revelou a presença de esteatose hepática. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta para esse caso.
Iniciar tratamento farmacológico com vitamina E em altas doses, para diminuir a progressão para fibrose ou cirrose hepática.
Indicar a realização de fibroscan hepático.
Rastrear síndrome metabólica e iniciar mudanças do estilo de vida.
Realizar biópsia hepática para confirmar a etiologia e gravidade da lesão.
Realizar controle da pressão arterial e acalmar a paciente em relação às alterações hepáticas, já que raramente trazem complicações a longo prazo.