Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Menina de 8 anos, previamente hígida, é levada ao Departamento de Emergência por febre, dor cutânea intensa e lesões progressivas em pele e mucosas.
Há 12 dias iniciou sulfametoxazol-trimetoprima para tratamento de impetigo. Quatro dias antes da admissão, evoluiu com febre, mal-estar, hiperemia conjuntival bilateral e erosões dolorosas na mucosa oral. Nas últimas 48 horas, surgiram máculas eritemato-violáceas no tronco, algumas com centros mais escuros, seguidas por bolhas flácidas e áreas de descolamento epidérmico em aproximadamente 8% da superfície corporal.
Na admissão:
Ao exame, encontra-se prostrada e com dor intensa à manipulação da pele. Apresenta erosões e crostas hemorrágicas em mucosas oral e genital, hiperemia conjuntival bilateral e sinal de Nikolsky positivo.
Qual é a estratégia inicial mais adequada?
Considerar exantema medicamentoso maculopapular, suspender o antibiótico e prescrever anti-histamínico oral, pois o acometimento inferior a 10% da superfície corporal indica doença cutânea leve.
Reconhecer uma reação mucocutânea grave compatível com síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica induzida por fármaco, suspender imediatamente a medicação suspeita e instituir manejo intensivo de suporte.
Considerar síndrome da pele escaldada estafilocócica e iniciar oxacilina intravenosa, pois o sinal de Nikolsky positivo associado ao histórico de impetigo é específico dessa condição.
Realizar desbridamento amplo de toda a epiderme aparentemente comprometida para reduzir a carga inflamatória e prevenir progressão das lesões. Aplicar Sulfadiazina de Prata e curativos oclusivos.
Trocar Bactrim por Oxacilina até confirmação histopatológica da farmacodermia, solicitar pesquisa de eosinófilos séricos e urinários, pesquisar comprometimento pulmonar e hepático.