Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UNIRG - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG - 2024
Homem, 53 anos, procura atendimento devido a quadro de emagrecimento, astenia e perda de apetite há cerca de 30 dias, acompanhado por febre intermitente e não aferida. Exame físico e radiografia de tórax compatíveis com derrame pleural em terço médio e base à direita. Realizada toracocentese cuja análise do líquido pleural evidenciou tuberculose. Quais os achados da análise que corroboram para o diagnóstico?
Exsudato neutrofílico, com DHL (desidrogenase láctica) > 1.000 UI/L e glicose < 20 mg/dL.
Exsudato linfocitário, com elevação de proteínas (aumento de 0,5 x proteína sérica); baixo número de células mesoteliais e ADA (adenosina deaminase) > 40.
Exsudato linfocitário, com elevação de DHL (desidrogenase láctica – aumento de 0,6 x DHL sérico); alto número de células mesoteliais e ADA (adenosina deaminase) > 40.
Exsudato neutrofílico, com aspecto macroscópico purulento e ADA (adenosina deaminase) < 40.