Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SCMM - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ - 2018
A Doença de Crohn DC não é curável clínica ou cirurgicamente, e sua história natural é marcada por agudizações e remissões. A diferenciação entre doença ativa e em remissão pode ser feita com base no Índice de Harvey-Bradshaw. Sendo INADEQUADO, apenas, que
pacientes sem sintomas (IHB igual ou inferior a 4) e sem uso de corticosteroide são considerados em remissão sintomática.
pacientes que necessitam de corticosteroide para permanecer assintomáticos não são classificados como corticodependentes, sendo considerados em remissão, devido ao risco de toxicidade do tratamento prolongado.
pacientes com doença leve a moderada (IHB igual a 5, 6 ou 7) costumam ser atendidos ambulatoriamente, toleram bem a alimentação, estão bem hidratados, não apresentam perda de peso superior a 10%, sinais de toxicidade, massas dolorosas à palpação ou sinais de obstrução intestinal.
pacientes com doença moderada a grave (IHB igual ou superior a 8), usualmente, estão com o estado geral bastante comprometido e apresentam, ainda, um ou mais dos seguinte sintomas: febre, perda de peso, dor abdominal acentuada, anemia ou diarreia frequente (3-4 evacuações ou mais por dia).