Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma mulher de 55 anos, com histórico de epilepsia controlada, foi hospitalizada por quadro de pielonefrite e iniciou antibioticoterapia com ciprofloxacino intravenoso. Ela fazia uso regular de fenitoína e ácido valpróico, com níveis plasmáticos previamente estáveis. Após três dias de tratamento, apresentou rebaixamento do nível de consciência, ataxia e nistagmo horizontal. Exames laboratoriais mostraram níveis séricos de fenitoína muito acima do intervalo terapêutico, enquanto o nível de ácido valpróico encontrava-se discretamente reduzido.

Considerando os mecanismos farmacocinéticos das interações medicamentosas, qual das opções a seguir explica de forma mais precisa o fenômeno observado com o uso da ciprofloxacina nesse contexto?

A

A ciprofloxacina atua como indutora da CYP2C9, aumentando a conversão hepática da fenitoína em metabólitos tóxicos.

B

O antibiótico desloca a fenitoína da ligação às proteínas plasmáticas, elevando a fração livre e, consequentemente, sua toxicidade.

C

A ciprofloxacina inibe o transporte ativo intestinal da fenitoína, aumentando sua biodisponibilidade e absorção sistêmica.

D

A ciprofloxacina inibe a atividade da CYP2C19, reduzindo o metabolismo hepático da fenitoína e promovendo seu acúmulo plasmático.

E

O uso concomitante altera o pH urinário, diminuindo a excreção renal da fenitoína e aumentando sua concentração plasmática.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀