Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma criança de 6 anos é levada ao pronto-atendimento por apresentar inchaço progressivo nas pálpebras superiores, principalmente pela manhã, evoluindo nos últimos dias com edema em membros inferiores e distensão abdominal. A mãe relata diminuição do volume urinário e urina espumosa. Ao exame físico, observa-se edema periorbitário bilateral significativo, como mostrado na imagem, além de sinais de ascite e pressão arterial limítrofe (90×60 mmHg).

Shutterstock 1475272058

Fonte: Zay Nyi Nyi/Shutterstock.com¹.

Os exames laboratoriais revelam: proteinúria nefrótica (>3,5 g/24h), hipoalbuminemia (1,7 g/dL), hiperlipidemia e função renal preservada. O diagnóstico de síndrome nefrótica primária é confirmado, e o tratamento com corticosteroides é iniciado. No entanto, após 48 horas, o paciente evolui com hipotensão, oligúria, piora do edema generalizado e discreta elevação da creatinina.

Com base no quadro clínico e no achado evidente de hipoalbuminemia com hipovolemia efetiva, qual é a melhor conduta adjuvante com base nos hemoderivados disponíveis?

A

Utilizar concentrado de plaquetas para reduzir extravasamento plasmático e estabilizar o endotélio.

B

Realizar infusão de albumina humana para restaurar a pressão oncótica plasmática e melhorar a perfusão renal.

C

Indicar eritrocitaférese para reduzir a viscosidade plasmática e a proteinúria glomerular.

D

Iniciar crioprecipitado para fornecer fator de von Willebrand e estimular a reabsorção de líquido intersticial.

E

Administrar plasma fresco congelado para corrigir distúrbios da coagulação e estabilizar a barreira glomerular.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀